domingo, 19 de julho de 2009

Um dia frio

Foto Detalhe: Pescaria Guaramiranga (Pesque Pague)
"Hoje é domingo de manhã, hoje o sol não quer brilhar".
...
Aqui em Fortaleza, cidade do sol, julho não é mês de chuva, mas definitivamente, a metereologia está confusa. De repente, o tempo fecha e a chuva cai inesperadamente. Hoje é um dia desses, a manhã está chuvosa e o que seria uma ida a praia, agora será um longo passeio a Serra de Guaramiranga. Por volta das 8h15 da manhã, Eu, Roxana, Marcos, Laís e Lucas saímos estrada afora com destino a um lugar frio e agradável. Passamos pelas cidades de: Maracanaú, Pacatuba, Guaiúba, Redenção (1º cidade do Brasil a abolir a escravidão), Aracoiaba, Baturité e finalmente, às 11h20 chegávamos a Guaramiranga.
Muito apropriadamente, Guaramiranga é denominada a "Cidade das Flores". Há quem a chame de "Suíça Brasileira", quando não a "Cidade Jardim". O fato é que ela é uma cidade que atrai. Guaramiranga está acima de Baturité, no meio do Maciço, com altitude de 865m. Sua temperatura varia da máxima de 25ºC e da mínima de 18ºC, e é esse clima o principal causador de todo esse espetáculo de flores que acabam brotando na cidade. É uma cidade aconchegante, gostosa de passear e fácil de se locomover. Numa só caminhada você pode conhecer toda a cidade em si. Sua área corresponde a 107,60 quilômetros quadrados, limitando-se ao norte com Pacoti, ao sul com Mulungu, a leste com Baturité e a oeste com Caridade. Está a 123 km de Fortaleza, com acesso pelas rodovias CE-060, CE-356 e CE-065. Caracterizado pela floresta úmida com exemplares da mata atlântica. Paisagem verde, colorido das flores,
cachoeiras, cascatas e grutas fazem um cenário deslumbrante, trilha e friozinho. Enfim, só indo até lá para saber realmente o que é "Guará".

Nenhum comentário: